Escola de Realengo

Lauro H. Santos de Oliveira Lima (08/04/2011)

Terrível o acontecido na escola de Realengo. A sociedade, pasma, tenta entender, mais uma vez, o fato que é uma repetição. Muitos correm para trazer suas teorias. Todas as teorias na verdade tentam isentar a sociedade como um todo e colocar a culpa em alguém para que todos possam amanhã, dormir tranqüilos. Uns culpam a loucura, pois ela é individual e parece ser possível controlá-la. Outros culpam o bulying, que deposita a culpa em colegas maus que abusaram do atirador e, na escola que não protegeu o aluno no dia-a-dia. Mas, poucos atentam para o vazio que a sociedade está criando no interior de cada um. Antes você tinha que ter. Ter casa, ter carro, celular bonito e tantas outras coisas. Agora você tem que ser POPULAR. Tem que ter milhares de seguidores no twitter, no facebook, no Orkut e em tantas outras redes sociais. A solidão agora ficou notória. A sociedade agora vai ter que perceber que o modelo de escola tradicional, onde os alunos sentam-se uns atrás dos outros, quietos, em silêncio, sem nunca expressarem suas opiniões, sem criarem, sem se desenvolverem no sentido ético e cidadão é um modelo vazio. Ética, cidadania, bons costumes, não se ensina em um quadro negro, vivencia-se no dia a dia. A escola que trabalha em dinâmica de grupo e que dá importância a TODOS os alunos sem nenhuma exceção é o único modelo que pode evitar esses jovens de causarem essas verdadeiras tragédias, somente para serem ouvidos. A sociedade teve anos para ouvi-lo (e ele, queria ser ouvido por algumas dezenas de pessoas no máximo, talvez) e agora conseguiu que milhões o ouçam, leiam seu bilhete. A popularidade que se dá a esses fatos pode ser um incentivo para que outros aconteçam. Temos que mudar o modo como educamos os nossos jovens e passar a dar o real valor individual que cada um tem.

Lauro Henrique Santos de Oliveira Lima

Colégio Oliveira Lima – Dirigente www.piaget.com.br