Jornada Debate Bullying na Escola

Lauro H. Santos de Oliveira Lima (09/06/2011)

Esclarecimento sobre matéria publicada no jornal O POVO dia 04 de junho no primeiro caderno na página 4 sobre o nome: EDUCAÇÃO - Jornada Debate Bullying na Escola.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Na parte onde começa com: VIOLÊNCIA GRATUITA tem uma fala minha um pouco distorcida. A maioria das escolas está sim promovendo ações de combate ao bullying. O que não se está fazendo é o que chamamos de "tomada de consciência", ou seja os ALUNOS - e não a escola - é que devem fazer essa tomada de consciência. Ao ser detectada a ação de bullying o professor tem que fazer com que os próprios alunos avaliem o que aconteceu. Quem deve se manifestar são os outros colegas da turma e com isso a turma toda cresce na sua moral e fica mais fácil para eles identificarem todas as ações que porventura venha a se tornar uma ação de bullying. Mesmo sabendo que fica mais difícil de se fazer tomada de consciência em escolas com uma grande quantidade de alunos na sala de aula, isso tem que ser feito, pois cidadania, moral e ética não se ensina, se pratica no dia a dia. É mais fácil para o aluno assimilar uma idéia de um amigo do que simplesmente o professor ir ao quadro negro e tentar escrever o que pode e o que não pode ser feito.