Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Pesquisa no site:

Imposto de renda e a Má distribuição de renda

Lauro Oliveira Lima (28/03/2006)

O IMPOSTO DE RENDA E A MÁ DISTRIBUIÇAO DE RENDA NESSE PAÍS

Já falei com vários políticos deste País e todos eles até o momento todos fizeram “ouvidos de mercador”. No fundo acho que, na verdade, eles não entenderam nada do que eu quis dizer. Por isso, aqui, vou tentar explicar melhor.

O imposto de renda tem abatimentos que deveriam ser para melhor distribuir a renda ou aliviar o bolso dos mais necessitados e menos abençoados com a riqueza. Porém o que se vê no cotidiano não é isso. Os abatimentos do imposto de renda só beneficiam os mais abastados da nossa população além de serem inócuos os benefícios (devido ao baixo valor restituído em relação ao faturamento do cidadão). Vamos ao que interessa: Exemplos:

1- Educação

Cidadão ganha uma verdadeira fortuna por mês, vamos dizer, R$20.000,00. Total do ano R$260.000,00. Paga 27,5% de imposto de renda (deduzindo uma parcela fixa, que aqui vamos esquecer) = 70.200 de imposto de renda (Hipoteticamente).

Põe seu filho em uma escola particular, por não acreditar que a escola pública sirva para ele. Gasta (vamos dizer) R$3000,00 no ano. Declara em seu imposto de renda e deixa de pagar 27.5% sobre este valor. É o mesmo que dizer que o governo lhe devolveu a quantia de R$825,00 (para ele isso é muito pouco em um ano).

Outro Cidadão ganha uma verdadeira merreca por mês, vamos dizer, R$1.000,00. Total do ano R$13.000,00. Depois das deduções padrões, fica isento.

Põe seu filho em uma escola particular, por não acreditar que a escola pública sirva para ele. Gasta (vamos dizer) R$3000,00 no ano, fazendo um esforço terrível pois, esta destinando (aproximadamente) 23% da sua renda para este fim. Por ser isento, nada recebe de volta do seu investimento em educação. Quando o rico recebeu de volta R$825,00.

2- Saúde

Algum familiar seu sofre um terrível acidente ou doença séria. Durante o ano ele tem que gastar R$20.000,00 com despesas médicas. Declara em seu imposto de renda e deixa de pagar 27.5% sobre este valor. É o mesmo que dizer que o governo lhe devolveu a quantia de R$5.500,00 (que ele deixara de pagar de imposto de renda). Gasto real depois da benesse do govêrno R$14.500,00.

Algum familiar seu sofre um terrível acidente ou doença séria. Durante o ano ele tem que gastar R$20.000,00 com despesas médicas. Reune familiares, faz vaquinhas, leiloa bens, vende o carro (que comprou com grande sacrifício), finalmente quita a dívida porque é um cidadão honesto e vai continuar assim. Declara em seu imposto de renda e.... NADA. Isso, nada. Não vai receber nada de volta porque é pobre. Ganha pouco e o govêrno só devolve se você for rico. Entenda quem quiser.